OAB recorre ao STF para Maia analisar pedido de impeachment de Temer

OAB entra com ação contra Rodrigo Maia por causa de processo de impeachment contra Temer

OAB entra com ação contra Rodrigo Maia por causa de processo de impeachment contra Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi escolhido relator do mandado de segurança protocolado nesta quinta-feira (17) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com pedido de liminar, que obriga o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a dar um parecer sobre o pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer que está no Congresso Nacional.

Ao todo existem 25 pedidos de impeachment pendentes contra Temer, sendo 22 deles referentes à delação dos empresários da J&F, que acusam o presidente de fazer parte de um esquema de pagamentos de propina para políticos.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou nesta quinta-feira (17) com um mandado d. Entre os 25 pedidos de destituição de Temer que esperam decisão está um da própria OAB, entregue em 25 de Maio passado. Se ele aceitar, o pedido é analisado em comissões da Câmara e Senado e nos plenários das duas casas.

O ministro recebeu o processo por prevenção, por ser relator de um outro mandado de segurança, impetrado pela Rede, cujos deputados também pediram o impeachment do presidente Michel Temer.

O pedido de impeachment protocolado pela OAB foi feito com base nas gravações entre o presidente Temer e o empresário Joesley Batista, um dos donos da empresa JBS. O diálogo mostra que o presidente ouviu uma sucessão de crimes narrados por seu interlocutor - Joesley falou, por exemplo, no mensalinho de R$ 50 mil para o procurador da República Ângelo Goulart e na mesada milionária para o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Essa postura nos leva a crer que o presidente da Câmara serve como uma muralha de proteção do presidente da República.

Sobre a admissibilidades do processo, Lamachia afirmou que, nesse caso, a prerrogativa é dos deputados.

Caso venha um negativa por parte de Rodrigo Maia, Lamachia afirma que a OAB vai analisar o fundamento da negativa e poderá protocolar um recurso para o Plenário da Câmara.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.