Erupção do vulcão Agung obriga ao cancelamento de voos em Bali

Mount Agung volcano erupts as seen from Culik Village Karangasem Bali

Mount Agung volcano erupts as seen from Culik Village Karangasem Bali

Um vulcão revoltante na ilha turística indonésia de Bali vomitou fumaça de centenas de metros no ar no sábado, disseram autoridades, poucos dias depois de que milhares foram forçados a fugir dos temores que estourariam. Quando o vulcão despertou novamente em setembro deste ano, as autoridades decretaram alerta máximo, e 140 mil pessoas foram retiradas da ilha famosa pelas praias e templos, que atraiu em 2016 quase 5 milhões de visitantes.

No sábado, a Agência Nacional de Mitigação de Desastres da Indonésia disse que a coluna de cinzas do Monte Agung aumentou 1.500m seguindo uma erupção que começou às 17h30 e continuou por várias horas.

Bali é um importante centro turístico e seu aeroporto está funcionando normalmente, mas algumas companhias aéreas decidiram cancelar seus vôos. A nuvem afasta-se assim da capital de Bali, Denpasar, onde se situa o principal aeroporto internacional.

O Monte Agung entrou em erupção pela primeira vez em 54 anos na terça-feira (21). Nas fotografias da agência estatal de notícias Antara, é possível ver um brilho vermelho do magma durante a noite no Monte Agung, o ponto mais alto da ilha, a 3142 metros de altitude. Apesar disso, garante a agência indonésia de vulcanologia citada pela Reuters, "Bali está segura para os turistas". O nível de alerta do vulcão permanece laranja - nível três de quatro - desde Outubro.

Muitos voltaram para casa depois que a atividade do vulcão diminuiu, mas a fumaça fresca provocou um novo êxodo e cerca de 25 mil pessoas foram evacuadas para mais de 200 abrigos temporários. Estes custos relacionam-se não só com o turismo, mas também com a produtividade, uma vez que os cidadãos locais têm que ser deslocalizados para zonas seguras.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.