Eleitores de Várzea têm poucos dias para trocar o Título

TRE alerta população a fazer o cadastramento biométrico

TRE alerta população a fazer o cadastramento biométrico

Nos demais municípios do Estado onde a biometria já foi adotada mas o recadastramento ainda não é obrigatório, como em Belo Horizonte, Montes Claros e Juiz de Fora, ainda não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores.

A Justiça Eleitoral da 230ª Zona Eleitoral composta por Presidente Olegário, Lagos Grande e Lagamar emitiu nesta terça-feira (28) um comunicado desmentindo boatos sobre o fim do prazo para o recadastramento biométrico do órgão. Na Paraíba mais de 200 mil eleitores poderão ter o título eleitoral cancelado e ficarem impedidos de votar nas eleições de 2018.

O procedimento de cadastramento biométrico é GRATUITO e é obrigatório para todos os eleitores (de todas as idades).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), inicialmente esse encerramento estava previsto para o março de 2018, mas o Tribunal Superior Eleitoral determinou que fosse feito um rezoneamento e o prazo precisou ser antecipado. Pacatuba, com apenas 73%, e Redenção, Barreira, São Benedito e Aracati, com 76%, são os municípios com menores índices de eleitores recadastrados com a biometria. Mesmo as pessoas que têm voto facultativo, eleitores entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos, devem realizar o recadastramento.

O cancelamento do título implica diversos impedimentos na vida civil, como renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, tomar posse em cargo público, obter passaporte e empréstimos, entre outros. A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras ainda mais seguras, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação. Portanto, o eleitor que ainda não fez o seu cadastramento biométrico deve procurar o Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento em sua cidade, o quanto antes.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.