Temer ainda discutirá data de reforma com Eunício e Maia, diz Planalto

Temer cobra 'esforço concentrado' para aprovar reforma da Previdência

Temer cobra 'esforço concentrado' para aprovar reforma da Previdência

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), informou no final da tarde desta quarta-feira (13) que há um acordo entre os presidentes da Câmara e do Senado para que a reforma da Previdência seja votada somente em fevereiro. Mas queria acertar compromissos com deputados antes de anunciar oficialmente o adiamento da votação.

Como o presidente do Congresso, Eunício Oliveira (PMDB-CE), pretende votar o Orçamento de 2018 ainda nesta quarta-feira, é possível que este seja o último dia de trabalho dos parlamentares nesse ano.

Após sair de reunião na Secretária-Geral da Mesa, onde fez os últimos ajustes finais na emenda aglutinativa da reforma da Previdência, o relator da proposta de emenda constitucional (PEC), deputado Arthur Maia (PPS-BA), também contrariou as declarações de Jucá.

Maia disse que amanhã será lido o relatório da reforma e que não há decisão tomada pelo adiamento. "É claro que a gente sabe que votar semana que vem não é fácil".

O deputado informou ter sugerido que ele e Eunício Oliveira conversem com Temer nesta quinta-feira para avaliar o cenário para a votação da reforma. "Estou esperando o presidente voltar para que eu possa entender se o governo tem os números necessários para votar a Previdência já na semana que vem", disse Rodrigo Maia a jornalistas.

O presidente admite há dias, reservadamente, que a reforma só será votada em 2018. "Essa definição de pauta deve ser feita por quem pauta, e não é o governo que pauta", disse.

De acordo com Ribeiro, o acordo que houve com o Planalto é para apreciação do Orçamento Geral da União.

Após as declarações de Jucá, no entanto, o Palácio do Planalto soltou nota reforçando que não há a intenção de "jogar a toalha" na "batalha" pela aprovação da reforma. "Causou surpresa", disse Mansur.

A ideia inicial do governo era votar a reforma na próxima semana. Então, causou espanto para todo mundo.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.