Peru. Presidente Kuczynski perde apoio de elementos do próprio Governo

DIVULGAÇÃO  ODEBRECHT

DIVULGAÇÃO ODEBRECHT

O Congresso do Peru deu o primeiro passo para tirar o presidente Pedro Pablo Kuczynski do poder, com 27 congressistas da oposição assinando uma moção que pede o início do processo de impeachment do líder peruano, após denúncias de que ele estaria envolvido no escândalo da Odebrecht.

O pedido, que foi subscrito pelo partido fujimorista Força Popular e deputados de outras bancadas, foi anunciado depois de o Presidente (conhecido no Peru como PPK) ter feito uma declaração solene ao país através da televisão, defendendo a sua honra e desmentindo qualquer irregularidade. Também pediu que seja suspenso o seu sigilo bancário "para que revisem tudo o que quiserem".

"Diante disso, e em respeito à honra que os peruanos me concederam de poder representá-los como presidente, acredito que é necessário informar ao povo peruano que decidi me reunir com os integrantes de tal comissão", reiterou Kuczynski.

A First Capital, constituída pelo empresário chileno Gerardo Sepúlveda, fez consultorias para a Odebrecht entre 2005 e 2013, que foram estimadas em mais de US$ 4 milhões.

A também congressista Karina Beteta, que estava ao lado de Rosa Bartra na revelação, falou que "cabe ao presidente esclarecer estes fatos pelo bem da democracia e para que a população possa ter confiança nele".

Ontem, porém, parlamentares de oposição divulgaram documentos da Odebrecht mostrando que a consultoria financeira de Kuczynski, a Westfield Capital, recebeu pagamentos de US$ 782 mil entre 2004 e 2007 de dois consórcios liderados pela Odebrecht. Mas, talvez, antes ainda, o Congresso já tenha decidido o seu destino. Para o golpe final, 87 legisladores precisam votar a favor. Os esquerdistas da Frente Ampla e o Partido Aprista, que assim como o Fuerza Popular, assinarão a moção de destituição, também devem votar pelo afastamento. Se ele renunciar, será substituído pela segunda vice-presidente, Mercedes Aráoz, atual chefe do Conselho de Ministros. "Está comprometendo quase todos os ex-presidentes vivos", disse à AFP o gerente geral da consultora política Vox Populi, Luis Benavente.

Notícias recomendadas

  • Juiz confirma liberação de tratamento que permite 'reversão sexual'

    Juiz confirma liberação de tratamento que permite 'reversão sexual'

    Já na parte final da sentença, ao tratar da interpretação dada à resolução do CFP , o juiz federal usa novos termos. A decisão é assinada pelo juiz federal Waldemar Claudio de Carvalho , da 14ª Vara Federal no DF.
    Calazans é agredido por torcedores do Flamengo e tem joelho operado chutado

    Calazans é agredido por torcedores do Flamengo e tem joelho operado chutado

    O atacante estava em um bar da região acompanhado pela sua namorada e um casal de amigos. Calazans foi perseguido pelos vândalos, que passaram a ficar mais agressivos.

    Alnylam Pharmaceuticals, Inc. (NASDAQ:ALNY) Stake Decreased by American Century Companies Inc

    Segall Bryant & Hamill LLC purchased a new stake in shares of Alnylam Pharmaceuticals during the 3rd quarter valued at $235,000. The sale was disclosed in a legal filing with the Securities & Exchange Commission, which is available through this hyperlink .
  • Fabinho marca, Saint-Étienne tem goleiro expulso, e Monaco goleia

    Fabinho marca, Saint-Étienne tem goleiro expulso, e Monaco goleia

    Uma goleada que começou a ganhar forma logo aos três minutos, numa recarga de Djibril Sidibé a um primeiro remate de Keita Baldé. Falcao desviou o chute de fora da área, Ruffier espalmou, mas Fabinho aproveitou a sobra para fazer 3 a 0.
    Carrilho absolvido em crime de violência doméstica

    Carrilho absolvido em crime de violência doméstica

    Foi feita justiça", disse Paulo Sá e Cunha, enaltecendo o "profundo humanismo revelado pelo tribunal, coisa rara". A juíza disse ainda que Dinis e Carlota precisam de uma mãe, de um pai e de uma família que os apoie.
    Lemieux Laughs: Saunders Can KO Me? Maybe With a Baseball Bat!

    Lemieux Laughs: Saunders Can KO Me? Maybe With a Baseball Bat!

    Lemieux is so confident of a victory that he boasted it would take a low blow from a baseball bat for him to lose to Saunders. Ingle remonstrated with the officials and had to be dragged away as promoter Frank Warren then supervised Lemieux's re-weigh.
  • Forte sismo na Indonésia causou pelo menos um morto

    Forte sismo na Indonésia causou pelo menos um morto

    Java, a ilha mais densamente povoada da Indonésia, é o lar de mais de metade dos seus 250 milhões de habitantes. No Twitter, indonésios compartilhavam fotos e vídeos da destruição causada pelo terremoto.
    US prosecutors move to cash in on $8.5M in seized bitcoin

    US prosecutors move to cash in on $8.5M in seized bitcoin

    At current prices, the bitcoins would be worth more than $8 million, while the bitcoin cash would sell for nearly $1 million. In a court filing, prosecutors noted that due to the volatility of the Bitcoin market, both coins risk losing value.
    Filmmaker Morgan Spurlock admits to sexual misconduct

    Filmmaker Morgan Spurlock admits to sexual misconduct

    He described the note as "an apology" in a follow-up message on Facebook, saying that he wants to be "part of the solution". Spurlock says prior to this post , his first wife was the only person he had ever told about being the victim of abuse.
  • Lucho González deixa Atlético Paranaense — Brasil

    Lucho González deixa Atlético Paranaense — Brasil

    Por conta da acusação, o tribunal do Paraná emitiu ordem de restrição para que o jogador não se aproxime da esposa e dos filhos. A mulher de Lucho ainda o acusou de ter cortado seus pulsos durante, isso na residência do casal, em Curitiba.
    Scotland raises income tax for earners over £26000

    Scotland raises income tax for earners over £26000

    They hope the process will be completed by mid-February, well in time for the new tax year in April. With the measures announced in today's Scottish Budget, the SNP is about to put that to the test.
    Leonard Fournette out of practice again on Thursday

    Leonard Fournette out of practice again on Thursday

    BC-FBN-Jaguars Injuries, 111Jaguars list RB Fournette as questionable against TexansEds: APNewsNow. Fournette (quad) did not take part in Friday's practice, Mike Kaye of FirstCoastNews.com reports.

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.