Ministério da Justiça prorroga ações da Força Nacional na Amazônia

VLADIMIR PLATONOW  AGÊNCIA BRASIL

VLADIMIR PLATONOW AGÊNCIA BRASIL

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) prorrogou por 180 dias as ações da Força Nacional no enfrentamento a crimes ambientais na Amazônia, atendendo a solicitação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A medida, assinada pelo ministro Torquato Jardim, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9/1).

Os agentes atuavam desde julho do ano passado.

Essa já é a segunda operação realizada pelas tropas federais em terras indígenas em São Félix do Xingu.

Antes, em 7 de julho, um caminhão-cegonha com oito caminhonetes do Ibama foi incendiado em Cachoeira da Serra, distrito de Altamira (PA), perto da divisa com Mato Grosso, na BR-163.

Porém, mesmo com as ações criminosas, o Ibama garantiu que as fiscalizações continuariam.

No período da Operação Onda Verde, os homens serão responsáveis pela segurança dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que trabalham no combate aos ilícitos ambientais no estado.

De acordo com o Ministério da Justiça, o efetivo é destinado ao combate de comércio ilegal de madeira e outros crimes ambientais na Operação Onda Verde. A partir daquele mês, as equipes foram transferidas para Itaituba, no sudoeste paraense. O trabalho da equipe acontece em colaboração com os órgãos locais de segurança pública, por meio das ações integradas de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense. Após, para Juína, e, ainda para Humaitá, no sul do Amazonas.

A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do País. Atualmente, a Força desenvolve 16 operações em 10 estados.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.