Skype testa criptografia ponta a ponta usada no WhatsApp e afins

Recursos de

Recursos de"conversas privadas no Skype

A Microsoft ainda não divulgou quando o sistema de criptografia será implementado para todos os usuários do aplicativo. Como você já deve imaginar, trata-se de uma nova função de conversas privativas, que usam o protocolo de segurança da própria Signal para garantir criptografia de ponta a ponta.

De notar que a função será disponibilizada para todas as plataformas onde o Skype se encontre disponível, nomeadamente o Windows, Mac e Linux, bem como os sistemas operativos móveis Android e iOS.

As preocupações com a segurança das mensagens de texto, áudio e vídeo realizadas através do Skype não são recentes, ao longo dos anos a Microsoft alterou profundamente o software (não o bastante, visto que hoje existem concorrentes de peso) mas negligenciou a segurança das mensagens enquanto seus principais concorrentes, motivados principalmente por presepadas alheias ofereciam a opção da criptografia ponta a ponta, em que ninguém além deles detêm as chaves de segurança. Na verdade, você só poderá ter uma chamada Conversa Privada pelo Skype entre dois aparelhos, uma vez que as mensagens que você recebe e os arquivos que você envia ficarão ligados a aquele aparelho específico que você usou naquele momento, por questões de privacidade. Ainda não está claro quais itens dessa lista vão mudar com o novo beta do serviço da Microsoft.

A Microsoft, em parceria com a empresa Signal, revelou recentemente uma novidade que irá agradar quem pretenda manter as suas comunicações seguras. Você então verá o ícone de um cadeado próximo à conversa. Depois que o destinatário aceitar seu convite, todas as chamadas e mensagens nessa conversa serão criptografadas de ponta a ponta até que você opte por acabar com isso.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.