Mergulhadores descobrem caverna subaquática de 350km no México

Mergulhador no sistema cavernoso Sac Actun como parte do projeto Gran Acuifero Maya no México- HANDOUT  REUTERS

Mergulhador no sistema cavernoso Sac Actun como parte do projeto Gran Acuifero Maya no México- HANDOUT REUTERS

Um grupo de mergulhadores descobriu uma ligação entre duas cavernas subaquáticas no leste do México que revelou aquela que se julga ser a maior gruta do género em todo o mundo: tem 347 quilómetros.

Este projeto, que se dedica ao estudo e preservação das águas subterrâneas da península de Iucatã, anunciou que a descoberta aconteceu após vários meses a explorar o labirinto de túneis subaquáticos. O grupo descobriu uma conexão entre dois sistemas de cavernas anteriormente conhecidos: o Sac Actun, com 263 quilômetros de extensão, e o Dos Ojos, com 83 quilômetros.

Guillermo de Anda, diretor do projeto, citado pela Reuters, afirmou que esta descoberta poderá ajudar a estudar melhor a civilização maia, que dominava aquela região antes da conquista espanhola.

Mergulhadores descobriram maior gruta subaquática do mundo |VÍDEO

- Isso nos dá uma perspectiva enorme e maravilhosa para entender os padrões de assentamentos antigos, como eles poderiam se desenvolver - disse o arqueólogo subaquático.

A península de Yucatán está cheia de relíquias monumentais do povo Maia e esta extraordinária descoberta poderá ajudar a compreender o desenvolvimento da vida pré-hispânica. Mas um dos mergulhadores já procurava esta ligação há 14 anos.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.