Farc: acordo de paz em risco após prisão de ex-guerrilheiro

Farc: acordo de paz em risco após prisão de ex-guerrilheiro

Farc: acordo de paz em risco após prisão de ex-guerrilheiro

Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.

Para a Farc, a detenção é parte de um "plano orquestrado pelo governo dos EUA com a participação da Procuradoria colombiana".

Por seu lado, a FARC classificou a detenção de Santrich, "um dos negociadores principais e signatários" do acordo de paz, como uma "montagem e sabotagem" "a quem esteve empenhado até à alma no processo de paz".

Linares também afirmou que se a JEP verificar que os supostos crimes foram cometidos antes dessa data eles "serão encaminhados à Sala de Reconhecimento da Verdade e Responsabilidade para pertinência, sem que haja possibilidade de extradição".

O ex-guerrilheiro e líder do partido político colombiano Farc, Jesús Santrich, nomeado membro da Câmara dos Deputados a partir de 20 de julho, foi preso ontem (9) em Bogotá, segundo confirmou a promotoria sem detalhar o motivo. O crime em questão se trata de um suposto "acordo para exportar dez toneladas de cocaína para os Estados Unidos", segundo Martínez.

A prisão também foi confirmada pelo número dois da antiga guerrilha, Iván Márquez, que garantiu no Twitter que o fato ocorreu "graças a uma armadilha" e acrescentou que "este está sendo o pior momento pelo qual já passou o processo de paz".

Segundo Santos, esses crimes foram supostamente cometidos depois da assinatura do acordo de paz com as Farc em 24 de novembro de 2016, e no caso de as evidências contra Santrich serem "irrefutáveis", caberá sua extradição para os Estados Unidos.

O pacto de paz que permitiu o desarmamento das Farc na Colômbia entrou no "ponto mais crítico" após a prisão de Santrich, advertiu o partido político.

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira, 10, o cancelamento da viagem do presidente americano, Donald Trump, a Bogotá, assim como de sua participação na Cúpula das Américas de Lima. "Com a captura de nosso camarada Jesús Santrich o processo de paz se encontra no ponto mais crítico e ameaça ser um verdadeiro fracasso", disse o porta-voz Iván Márquez em um comunicado lido em Bogotá.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.