Aos 86 anos, morre o cineasta Milos Forman

Morreu o realizador de 'Voando sobre um Ninho de Cucos'

Morreu o realizador de 'Voando sobre um Ninho de Cucos'

Morreu o cineasta Milos Forman. "Morreu em paz, rodeado por sua família e seus amigos íntimos", disse a viúva do diretor às agências de notícia. A causa da morte não foi anunciada.

Nascido na antiga Tchecoslováquia, Forman chegou aos EUA no fim dos anos 1960 e rapidamente começou a construir carreira em Hollywood. Na Checoslováquia, onde assinou as três primeiras longas, fez parte de uma geração iconoclasta que incluía Vera Chytilová ou Jirí Menzel; O Ás de Espadas, Os Amores de Uma Loira e O Baile dos Bombeiros eram filmes "às avessas" do conformismo imposto pelos regimes socialistas do Leste da Europa, e que aliás não foram bem vistos pelas autoridades. Ele foi presidente dos júris do Festival de Cannes (1985) e do Festival de Veneza (2000).

"Um estranho no ninho" que mostrou o cotidiano em uma instituição de psiquiatria e "Amadeus" que retratou a vida do compositor Wolfgang Amadeus Mozart ganharam 13 Oscars entre eles o de melhor diretor para Forman.

Em 1968, o diretor se mudou para os Estados Unidos, onde lançou dois de seus maiores sucessos: o próprio "Um Estranho no Ninho", em 1975, e "Amadeus", em 1984. Além do Oscar de Direção, o longa venceu mais sete categorias, incluindo Melhor Filme.

Ele também foi indicado ao prêmio de Melhor Diretor por O Povo Contra Larry Flint, de 1996, que fala sobre a história de Larry Flint, editor de conteúdo pornográfico conhecido pela revista Hustler que acabou se tornando um nome importante na questão da liberdade de expressão nos Estados Unidos. Já no novo milénio, o realizador é assombrado pelos fantasmas da pintura em Goya's Ghost (2006), estreia discreta e ignorada, tendo regressado ao agora República Checa para colaborar com o seu filho Petr Forman no musical Dobre placená procházka (2009), aquele que seria o seu último filme creditado.

Após estes trabalhos, ele voltou a Praga, finalmente livre do comunismo, e retomou contato com as referências culturais de sua juventude.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.