Dia Internacional dos Museus com várias iniciativas em Guimarães

Madeira assinala Dia Internacional dos Museus com entradas gratuitas e visitas guiadas

Madeira assinala Dia Internacional dos Museus com entradas gratuitas e visitas guiadas

Este debate é uma sugestão da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que faz questão de frisar a importância da introdução e valorização do Dia Nacional do Museu, sempre fazendo menção ao Dia Internacional do Museu que é celebrado no dia 18 de maio.

Para assinalar a efeméride, a partir das 15h00, vão ser promovidas visitas guiadas a este espaço, estando também agendada uma atuação do Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital.

Entre os nomes sugeridos por ela estão o de Marcelo Mattos Araújo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus; Maria Ignez Mantovani Franco, do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Rita de Cassia Mattos, presidente do Conselho Federal de Museologia; Ângela Gutierrez, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico; Simone Monteiro Flores, membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus e da Rede de Museus e Coleções Universitárias, além de Ézio Déda, diretor Superintendente do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana. Neste sentido, para 2018, o ICOM propõe o seguinte tema - Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

Todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus.

Comparativamente a 2017, segundo a DGPC, regista-se, este ano, um aumento no número de concelhos participantes, que passaram de 46 para 54, mantendo-se o número total de atividades nas seis centenas.

No dia 18 de maio, sexta-feira, a entrada é livre no horário normal de funcionamento, exceto nos seguintes casos: no Museu Nacional de Arqueologia, onde a gratuitidade será das 10:00 às 23:00, e no Palácio Nacional de Mafra, das 09:30 às 17:30 (última entrada às 16:45), e das 20:00 às 23:00. A hiperconetividade dos museus aproxima também os vários setores da sociedade, cada vez mais sujeita a transformações. Pode consultar a programação na página da Direção-Geral do Património Cultural.

Notícias recomendadas

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.